segunda-feira, 7 de abril de 2008

Sobre o tempo

"TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." (Eclesiástes 3:1)

"Pelo que aborreci a vida, pois me foi penosa a obra que se faz debaixo do sol; sim, tudo é vaidade e correr atrás do vento”. (Eclesiastes 2:14-17)

"Tempo tempo mano velho Falta um tanto ainda eu sei Pra você correr macio"

(Fernanda Takai/Pato Fu)

Um dia desses encontrei uma pessoa e começamos a conversar. Aliás, nem sei se posso considerar aquilo uma conversa. A pessoa só reclamava! Nos primeiros minutos, confesso que até me identifiquei com o discurso da pessoa. Quantas vezes me via assim, dessa mesma maneira: afogado nas minhas diversas atividades! Mas com o desenrolar do assunto comecei a me sentir mal. Afinal, somos nós que escolhemos o tanto de matérias que faremos, se vamos ou não nos envolver com pesquisa, se priorizaremos ou não algum tipo de estágio. A partir dessa conversa, passei a refletir sobre minhas atividades. Como lido com o meu tempo? Até que um outro dia, alguém me perguntou como eu estava. Eu respondi com sinceridade: "estou correndo atrás do vento"! É assim nossa caminhada. Sabemos que há tempo para todas as coisas, porém, mudamos o curso do tempo e indicamos que há tempo apenas para aquilo que nos interessa. Isso me incomoda. É ruim saber chamo Deus de Senhor quando na verdade, diariamente, o meu eu é coroado rei de mim mesmo. Em nome do meu sucesso, minhas atividades canalizam aquilo que me benificia, excluindo meu próximo e o próprio Deus. Assim, corro atrás do vento. Então, percebi que eu não poderia diminuir o número das minhas atividades. Mas em contra partida, poderia fazer do tempo meu aliado. Decidi aproveitar bem os momentos em que eu tenho oportunidade de conversar com as pessoas. Esse será meu investimento. Embora pareça pouco, não é. Quero ser profundo apesar do tempo, apesar das atividades, apesar de mim.

3 comentários:

lucas rolim disse...

massa irmãozinho... que Deus te abençoe nesse propósito.
abraços

Renato Luiz disse...

É isso mesmo Fi!
Que Deus nos abençoe e nos guie sempre!
Abraço...

Bárbara Matias disse...

"Quero ser profundo apesar do tempo, apesar das atividades, apesar de mim."

É fácil demais se dar por vencido, é fácil demais ser inerte e culpar o de fora, o outro. Culpar O TEMPO. Mas é tão difícil perceber o quanto tudo isso depende - e, na verdade, sempre dependeu - de nós!

Que o desejo de mudança seja o primeiro passo, mas que não termine ai, que seja apenas o começo de todo o processo.

Mto boa a reflexão, Guto!

Bjim.